PROJECTO
DE ARQUITECTURA PAISAGISTA

Em que pode um arquitecto paisagista ser útil ao seu jardim?

De entre as várias áreas de desenho e organização da paisagem, um arquitecto paisagista, faz projectos relacionados com a construção e conservação de jardins, fazendo uso da sua criatividade, conhecimentos técnicos e acompanhamento das soluções disponíveis no mercado para responder às necessidades transmitidas pelo cliente.

O obejctivo do arquitecto paisagista é, acima de tudo, ajudá-lo a organizar ideias e tomar decisões apresentando-lhe soluções que vão de encontro ao que pretende para o seu jardim ou espaço exterior, garantindo a sua satisfação com essa área e com a vivência nela.

Ainda que haja outros profissionais dedicados à construção de jardins, ao paisagismo ou arranjos exteriores, o arquitecto paisagista é o único profissional habilitado para fazer projectos de arquitectura paisagista e estes resultam, numa valorização estética acrescida quase sempre de poupança nos custos de construção e manutenção do jardim. Em certas operações urbanísticas, é obrigatório o projecto de arquitectura paisagista. 

Se está a pensar construir um jardim ou ajardinar o seu terraço ou varanda, um arquitecto paisagista pode ajudá-lo a fazer as melhores escolhas, poupando tempo e evitando erros que podem ser “caro” em vários aspectos.

É obrigatório o projecto de arquitectura paisagista?

Se vai construir uma moradia certamente já está a par do que necessita apresentar na Câmara Municipal. Provavelmente, já escolheu ou vai escolher um arquitecto para instruir todo o processo.  E chega uma altura em que falam das especialidades necessárias. É aí que nós entramos, na especialidade de Arranjos Exteriores!

A especialidade de Arranjos Exteriores é um dos elementos instrutórios dos procedimentos previstos no Regime Jurídico da Urbanização e Edificação (identificados pela Portaria n.º 113/2015, de 22 de Abril), nomeadamente no licenciamento ou comunicação prévia de obras de urbanização ou de obras de edificação na sequência da aprovação do projeto de arquitectura, quando exista logradouro privativo não pavimentado.

Os projetos da especialidade de Arquitetura Paisagista são obrigatoriamente elaborados por arquitetos paisagistas com inscrição na Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas (APAP).

Pode saber mais sobre os actos próprios do arquitecto paisagista consultando o site da APAP.

COMO FAZEMOS O PROJECTO DE ARQUITECTURA PAISAGISTA?

Na Jardim Digital fazemos projectos de arquitecura paisagista, de arranjos exteriores, de licenciamento urbanístico, de espaços exteriores.  Marcamos a diferença pela contínua atualização no que toca a soluções paisagísticas, conjugando as linhas modernas com a traça existente. 

Envie-nos uma descrição, planta ou imagens do espaço em que pretende intervir para preparamos uma proposta de serviços de projecto. Antes de dar início ao projecto,  sempre que possível ou necessário, faremos uma visita ao local.

CONHEÇA AS FASES DO PROJECTO DE ARQUITECTURA PAISAGISTA

Estudo prévio

Na primeira fase do projecto de arquitectura paisagista, fazemos um estudo do local, ouvindo a ideia do cliente e analisando as possibilidades e debilidades de cada espaço.  Daqui resulta um primeiro desenho do jardim – um Plano geral , um conjunto de soluções para cada zona e uma estimativa orçamental genérica. 

Apresentamos o  Estudo Prévio ao cliente,  e juntos analisamos alternativas  de materiais para ajustes estéticos ou de valores.  As ideias definidas são exploradas na fase seguinte. 

Para pequenos espaços, um Estudo Prévio pode ser suficiente para organizar os trabalhos a executar no jardim dentro de um orçamento acordado.

licenciamento ou projecto base

Tendo por base as ideias, e ordem de valores a que correspondem, aprovadas no Estudo Prévio,  é na segunda fase do projecto de arquitectura paisagista que desenvolvemos  todas as peças necessárias à compreensão do que se pretende construir. Nomeadamente, o Plano Geral, o Plano de Plantação, o Plano de Pavimentos e inertes, o Plano de Rega, entre outros que possam ser necessários ou requeridos.

Fornecemos ainda os documentos escritos para aprovação da construção do jardim pela Câmara Municipal ou outras entidades competentes. Aqui incluimos o Termo de Responsabilidade do Arquitecto Paisagista e a declaração a emitir pela Associação Portuguesa de Arquitectos Paisagistas. 

Embora esta fase não contenha ainda os pormenores construtivos de contrução nem especificações técnicas de encargos dá uma ideia completa do jardim a contruir.

Projecto de execução

É na última fase do projecto de arquitectura paisagista, que desenvolvemos todas as peças, desenhadas e escritas, necessárias à execução da obra, com base nas peças aprovadas na fase anterior.

Adicionamos ainda, o mapa de quantidades, a estimativas orçamental, o plano de pormenores  construtivos, as especificações técnicas (caderno de encargos), ou outras que se entenda ser preciso incluir.

QUANTO CUSTA UM PROJECTO DE ARQUITECTURA PAISAGISTA?

Não existe uma tabela para a fixação dos honorários de um arquitecto paisagista.

A fixação dos honorários fica a cargo de cada Arquitecto Paisagista, considerando os princípios da adequação e da razoabilidade, a aferir caso a caso, segundo citérios de equidade, aos quais estão sujeitos e que determinam que os mesmos sejam definidos de forma justa e equilibrada para ambas as partes.

Neste sentido, a Jardim Digital envia uma proposta de honorários relativa a cada projecto, especificando o serviço a prestar pelo arquitecto paisagista e o seu objectivo, deveres e obrigações de ambas as partes, assim como a remuneração e a forma do seu pagamento. 

Todas as dúvidas são esclarecidas antes do inicio do projecto, a fim de evitar complicações que possam surgir no futuro. 

Acordadas as condições, inicia-se o projecto.

Ligue-nos: +351 918 556 635
contacto@jardimdigital.pt